Frase da semana

Não temas; doravante serás pescador de homens. (Lc 5, 10)

sábado, 13 de março de 2010

Conhecendo um pouco mais de São João Bosco


Comemora-se em 31 de Janeiro.

Fundou a Congregação dos Padres Salesianos e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos
É um dos Santos mais populares da Igreja e do mundo. Foi sua missão específica a educação cristã da juventude, num tempo em que essa porção da sociedade humana começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos.
Para o desempenho da sua missão salvadora, jamais o Céu lhe faltou com extraordinários dotes humanos e sobrenaturais.
João é um dos Santos mais populares da Igreja e do mundo. Foi sua missão específica a educação cristã da juventude, num tempo em que essa porção da sociedade humana começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos.
Para o desempenho da sua missão salvadora, jamais o Céu lhe faltou com extraordinários dotes humanos e sobrenaturais.
João Melquior Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, numa família católica de humildes camponeses em Castelnuovo d’Asti, no norte da Itália, perto de Turim. Órfão de pai aos dois de idade, cresceu cercado do carinho da mãe, Margarida, e amparo dos irmãos. Recebeu uma sólida formação humana e religiosa, mas a instrução básica ficou prejudicada, pois a família precisava de sua ajuda na lida do campo.
Aos nove anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nossa Senhora conduzia junto a um grupo de rapazes desordeiros que o destratava. João queria reagir, mas a Senhora lhe disse: “Não com pancadas e sim com amor. Torna-te forte, humilde e robusto. À seu tempo tudo compreenderás”. Nesta ocasião decidiu dedicar sua vida a Cristo e a Mãe Maria; quis se tornar padre. Com sacrifício, ajudado pelos vizinhos e orientado pela família, entrou no seminário salesiano de Chieri, daquela diocese.
Inteligente e dedicado, João trabalhou como aprendiz de alfaiate, ferreiro, garçom, tipógrafo e assim, pôde se ordenar sacerdote, em 1841. Em meio à revolução industrial, aconselhado pelo seu diretor espiritual, padre Cafasso, desistiu de ser missionário na Índia. Ficou em Turim, dando início ao seu apostolado da educação de crianças e jovens carentes. Este “produto da era da industrialização”, se tornou a matéria prima de sua Obra e vida.
Neste mesmo ano, criou o Oratório de Dom Bosco, onde os jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação, tendo apoio e acompanhamento até a colocação em um emprego digno. Depois, sentiu necessidade de recolher os meninos em internatos-escola, em seguida implantou em toda a Obra as escolas profissionais, com as oficinas de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica, repostas às necessidades da época. Para mestres das oficinas, inventou um novo tipo de religioso: o coadjutor salesiano.
Em 1859, ele reuniu esse primeiro grupo de jovens educadores no Oratório, fundando a Congregação dos Salesianos. Nos anos seguintes, Dom Bosco criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Construiu, em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu as missões na América Latina. Publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples.
Dom Bosco agia rápido, acompanhou a ação do seu tempo e viveu o modo de educar, que passou à humanidade como referência de ensino chamando-o de “Sistema Preventivo de Formação”. Não esqueceu do seu sonho de menino, mas, sobretudo compreendeu a missão que lhe investiu Nossa Senhora. Quando lhe recordavam tudo o que fizera, respondia com um sorriso sereno: “Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem tudo fez”.

Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado “modelo por excelência” para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: “Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas” e se fez , ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima.

OS SONHOS DE SÃO JOÃO BOSCO
São João Bosco foi um santo taumaturgo que viveu em Itália, no século XIX. Teve muitos sonhos-visões, aos quais inicialmente não deu muita importância, mas depois, vendo que neles se concretizava aquilo que lhe era anunciado, passou a registá-los. Um deles (que reproduzo abaixo) parece-me bastante pertinente, não só para os tempos de São João Bosco, mas principalmente para os nossos conturbados tempos.

O Sonho das Duas Colunas

O seu sonho profético, ocorrido em 1862 (três anos antes do Concílio Vaticano I), é transcrito a seguir:
Imagine-se no meio de uma enseada, ou melhor, sobre uma rocha isolada, da qual não se divisa nenhum ponto de terra firme, excepto sob os seus pés. Na extensão desse vasto mar, você divisa uma frota incontável de navios de guerra, dispostos para a batalha.
As proas desse navios são pontiagudas e perfurantes, de forma a perfurar e destroçar completamente tudo contra o que se lançarem. Os navios são armados com canhões, muitos rifles, materiais incendiários e outras armas de fogo de vários tipos, e avançam contra um navio bem maior e mais alto do que o deles; e eles tentam atingi-lo com as suas proas, ou queimá-lo, causar-lhe mal de todas as maneiras possíveis.
Escoltando o majestoso navio plenamente equipado, há um sem-número de barcos menores, que recebem comandos daquele por sinais, reposicionando-se para defenderem-se dos ataques da frota inimiga.
Bem no meio dessa imensa extensão marítima, duas poderosas colunas elevam-se altas, a pequena distância uma da outra. No topo de uma coluna encontra-se a estátua da Imaculada Virgem Maria, de cujos pés pende uma enorme placa com a inscrição: Auxilium Christianorum – Auxílio dos Cristãos. Sobre a segunda coluna, que é ainda mais alta e maior, há uma enorme Hóstia, de tamanho proporcional ao da coluna; e, sob ela, outra placa, com as palavras: Salus Credentium – Salvação dos Fiéis.
O comandante supremo do navio grande é o Sumo Pontífice. Observando a fúria dos inimigos e malfeitores, dentre os quais os fiéis se encontram, ele convoca os capitães dos pequenos barcos e ordena um conselho, para juntos decidirem o que fazer.
Todos os capitães vêm a bordo e se reúnem em torno do Papa. Eles iniciam uma conferência, mas nesse meio tempo o vento e as ondas rompem numa grande tempestade, e eles têm de retornar às suas próprias embarcações para salvá-las. Vem, então, uma pequena calmaria; e, pela segunda vez, o Papa reúne os seus capitães em torno de si, enquanto o navio-mãe prossegue em seu curso.
Mas a terrível tempestade retorna. O Papa comanda a embarcação e envia todas as suas energias para direccionar o seu navio às colunas, de cujos topos pendem muitas âncoras e fortes ganchos ligados a correntes.
Todas as embarcações inimigas mobilizam-se para atacá-lo. Elas tentam detê-lo e afundá-lo, de todas as maneiras ao seu alcance: algumas, com livros e escritos inflamáveis, de que dispõem em abundância; outras, com armas de fogo, com rifles e outras armas.
A batalha recrudesce gradualmente. O inimigo ataca de proa violentamente, mas os seus esforços provam não serem eficazes. Eles arremetem em vão, e perdem todo o seu esforço e a sua munição.
O grande navio segue inabalável e suavemente o seu rumo. Às vezes, acontece ele ser atingido por formidáveis tiros, e apresentar grandes brechas laterais. Mas assim que o dano acontece, uma brisa gentil sopra das duas colunas, fechando as fissuras e restaurando os estragos imediatamente.
Entrementes, as armas de fogo dos assaltantes são disparadas, mas os rifles e outras armas, bem como as proas, destroem-se; muitos navios são atingidos e afundam no oceano. Então, os inimigos enfurecidos passam a lutar corpo-a-corpo, com os punhos, tiros à queima-roupa, blasfémias e maldições.
De súbito, o Papa cai gravemente ferido. Imediatamente, os que estão com ele ajudam-no e levantam-no. Uma segunda vez, o Papa é atingido; ele cai de novo e morre. Um grito de júbilo e vitória irrompe dentre os inimigos; dos seus navios eleva-se uma indizível zombaria.
Mas, assim que o Pontífice cai, um outro assume o seu lugar. Os pilotos, tendo-se reunido, elegeram outro tão prontamente que, com a notícia da morte do anterior, já se apresentam as boas novas da eleição do sucessor. Os adversários começam a perder a coragem.
O novo Papa, pondo o inimigo em fuga e superando todos os obstáculos, guia o navio directamente às duas colunas, e consegue descansar entre elas. Ele ancora o seu navio à coluna encimada pela Hóstia, prendendo uma corrente leve, que sai da proa, a uma âncora presa à coluna. Uma outra corrente leve, presa à popa, é atracada a uma âncora que pende da coluna sobre a qual está a Virgem Maria.
Neste ponto, inicia-se uma grande convulsão. Todos os navios que estiveram até então em luta, contra o navio do Papa, são dispersados. Eles afastam-se em confusão, colidem e quebram-se em pedaços, uns contra os outros. Alguns afundam e tentam afundar os outros.
Muitas das pequenas embarcações, que lutaram galantemente pelo Papa, correm a prender-se às colunas. Outras, que se haviam mantido à distância, por medo da batalha, observam cautelosamente de longe. E, quando os escombros dos navios afundados são dispersados pelos redemoinhos do mar, elas se aventuram a rumar para as duas colunas, e, alcançando-as, fazem-se prender aos ganchos que delas pendem, para se porem a salvo, à sombra do navio principal, onde está o Papa.
Finalmente [no sonho-visão], reina sobre o mar uma grande calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário