Frase da semana

Não temas; doravante serás pescador de homens. (Lc 5, 10)

sábado, 3 de julho de 2010

Conselho das Comunicações diz que "Internet não substitui comunicação pessoal"


Membros das Comissões episcopais para as Comunicações de Portugal e Espanha reuniram-se com o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, ao redor do tema “A Igreja e as novas tecnologias da comunicação: oportunidade para a missão pastoral”.

O encontro de três dias, em Málaga, serviu para ressaltar que a Internet é parte da cultura atual e a Igreja deve utilizá-la para evangelizar.

Para o presidente da Comissão espanhola, Dom Joan Piris Frígola, “as novas tecnologias são uma oportunidade para desempenhar o trabalho pastoral, e a Igreja não pode ficar à margem”.

Bispo de Lleida, Dom Joan opinou que neste sentido, os sacerdotes devem se preparar adequadamente para cumprir a missão de “bons comunicadores, despertando interesse e sendo entendidos”.

Em relação às redes sociais, o bispo indicou que “é preciso saber utilizá-las para não se deixar escravizar”. Quanto à presença dos padres e bispos nestes novos cenários, o bispo ressaltou que é importante que não se esqueçam do aspecto pastoral e da atenção pessoal aos fiéis.

“Embora ajudem determinadas pessoas a superar a solidão, os espaços virtuais não podem substituir a comunicação pessoal direta nem a experiência de comunidade em sentido religioso”.

O documento final do encontro traz, em 10 pontos, as conclusões do encontro: a visita do Papa a Portugal; a futura visita de Bento XVI a Espanha; suas palavras ao mundo da cultura; a missão evangelizadora da Igreja no cenário do mundo digital; a importância da evangelização da cultura atual (essencialmente midiática); as vantagens das novas tecnologias; o exercício do ministério pastoral com o uso da Internet); o papel de pais e educadores; a importância da mídia para favorecer a solidariedade com os mais carentes e o bem comum da sociedade.


por Rádio Vaticano
http://www.comshalom.org/noticias/exibir.php?not_id=3389

Nenhum comentário:

Postar um comentário