Frase da semana

Não temas; doravante serás pescador de homens. (Lc 5, 10)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Conheça os novos beatos da Igreja Católica

O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice informou nesta terça-feira, 8, que acontecerão em breve os seguintes ritos de beatificação aprovados pelo Papa Bento XVI.

- Manuel Lozano Garrido, leigo; Sábado, 12 de junho de 2010, às 19h30, em Jaén, Espanha;

- Alojzij (Lojze) Grozde, leigo e mártir; Domingo, 13 de junho de 2010, em Celje (Eslovênia);

- Estéphan Nehmé (Joseph), religioso da Ordem Libanesa Maronita; Domingo, 27 de junho de 2010, em Kfifan, Batrun (Líbano);

- Leopoldo de Alpandeire (no século, Francisco Sánchez Márquez), religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; Domingo, 12 de setembro de 2010, em Granada (Espanha);

- María de la Inmaculada Concepción (no século María Isabel Salvat y Romero), virgem, da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz; Sábado, 18 de setembro, em Sevilha (Espanha);

- Chiara Badano, leiga; Sábado, 25 de setembro de 2010, no Santuário da Virgem do Divino Amor, em Roma (Itália);

- Anna Maria Adorni, viúva, fundadora da Congregação das Serves da Bem Aventurada Maria Imaculada e do Instituto do Bom Pastor de Parma; Domingo, 3 de outubro de 2010, em Parma (Itália);

- Szilárd Bogdánffy, bispo e mártir; Sábado, 30 de outubro de 2010, em Oradea Mare (Romênia);

- Maria Barbara da Santíssima Trindade, (no século, Barbara Maix), virgem, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria; Terça-feira, 9 de novembro de 2010, em Porto Alegre (Brasil).




Mas, afinal, quais são as etapas de um processo de Beatificação e Canonização?



Antigamente, apenas o Papa podia iniciar uma causa de canonização. Hoje em dia, os bispos têm autoridade para isso. Portanto, em qualquer diocese do mundo, pode-se iniciar uma causa de canonização.

Para cada causa é escolhido, pelo bispo, um postulador - espécie de advogado -, que tem a tarefa de investigar detalhadamente a vida do candidato para conhecer sua fama de santidade. Quando a causa é iniciada, o candidato recebe o título de Servo de Deus.

O primeiro processo é o das virtudes ou martírio. Este é o passo mais demorado, porque o postulador deve investigar minuciosamente a vida do Servo de Deus. Quando se trata de um mártir, devem ser estudadas as circunstâncias que envolveram sua morte, para comprovar se houve realmente o martírio. Ao terminar este processo, a pessoa é considerada Venerável.

O segundo processo é o milagre da beatificação. Para se tornar beato, é necessário comprovar um milagre ocorrido pela intercessão do candidato a santo. No caso dos mártires, não é necessária a comprovação de milagre.

A Santa Sé não tem o tempo ou os recursos para investigar simultaneamente todos os dossiês. Procede caso por caso; por isso, antes que um milagre seja verificado, podem se passar meses ou anos. Enquanto isso, a beatificação tem que esperar, às vezes por um período desconhecido.

O terceiro e último processo é o milagre para a canonização, que deve ter acontecido após a beatificação. Comprovado esse milagre, o beato é canonizado e o novo santo passa a ser cultuado universalmente.


Fonte:http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=276721 e http://wiki.cancaonova.com/index.php/Canoniza%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário